Blogs

Enoturismo no Alentejo- O que visitar?

23-10-2020

Os saberes e sabores do Alentejo são inconfundíveis, e por isso mesmo não pode perder a oportunidade de conhecer quais os sítios onde se produzem vinhos de qualidade e que cada vez mais estão na preferência dos consumidores a nível nacional e internacional.

Existe uma grande variedade de vinhos nesta região predominando as castas portuguesas e também estrangeiras, como por exemplo (nas tintas) Aragonez, Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Castelão, Trincadeira, Touriga Nacional, Touriga Franca, Moreto, Syrah e Cabernet Sauvignon. Nas castas brancas contamos com Antão Vaz, Arinto, Roupeiro, Fernão Pires, Manteúdo, Perrum, Rabo de Ovelha, Tamarez, Trincadeira das Pratas, Viosinho, Verdelho e Chardonnay.

Esta variada oferta faz com que existam muitos espaços dedicados à prova, mostra e venda de vinhos, sejam eles adegas, restaurantes ou hotéis. Mostramos aqui alguns dos sítios que pode visitar. Poderá faze-lo a caminho, durante ou depois da sua passagem pela cidade de Moura.

 

Adega Cartuxa

Na Quinta de Valbom, situada na periferia da cidade de Évora, a cerca de 80km de Moura, o Enoturismo Cartuxa oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a história, o ambiente envolvente da Quinta, o edifício onde foi fundada Adega e provar os vinhos e azeite da sua produção. 

 

 

 

São Lourenço do Barrocal

Inserida numa Herdade com mais de 200 anos de história, perto de Reguengos de Monsaraz, a cerca de 50 km de Moura, esta Adega permite experienciar um breve passeio pelas vinhas da Herdade e provar alguns dos seus vinhos. O processo de produção é também muito cuidado e vigiado, conta com a “mão” da enóloga Susana Esteban, e poderá ficar a saber mais sobre o mesmo. As paisagens que o acompanham nesta visita são únicas.

 

 

 

Herdade do Esporão

Esta Herdade, situa-se a cerca de 55km de Moura, em Reguengos de Monsaraz. A variedade de produtos, atividades e serviços oferecidos, faz com que se destaque pela positiva. No total de hectares desta Herdade, estão plantadas cerca de 40 castas, 4 variedades de azeitona, pomares e hortas. Aqui pode visitar as vinhas onde é plantada e colhida a uva, as duas Adegas que mostram processos de produção diferentes (provas de vinhos), o Lagar onde é produzido o azeite (provas de azeite), e pode também realizar passeios de bicicleta. Existem programas especiais e ainda, um Restaurante.

 

 

 

 

Ribafreixo Wines

A Herdade do Moinho Branco, que abriga a Ribafreixo Wines, está situada na Vidigueira a cerca de 40 km da cidade de Moura. Conta com um grande território de vinhas, maioritariamente de castas brancas onde predomina a casta Antão Vaz. Sendo uma Herdade recente, na sua Adega é utilizada tecnologia de ponta, para garantir melhor e mais rápida produção. Aqui pode deliciar-se com a gastronomia local, desfrutando de uma refeição no Restaurante da Adega pelas mãos da Chef Sónia Sério, e pode também realizar as provas de vinhos.

 

 

 

Face à situação atual, aconselhamos a entrar em contacto diretamente com os espaços para saber mais informações sobre visitas e provas de vinhos.

https://www.cartuxa.pt/pt/

https://barrocal.pt/pt/

https://www.esporao.com/pt-pt/

https://ribafreixo.com/home/

 

Tags:

enoturismo, alentejo, moura, hoteldemoura, vinho, vinhos, adegas, visitar adegas, turismo rural